segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

Global Game Jams 2011 - Review

Esse fim de semana, participei de um evento de desenvolvimento de jogos independentes chamado Global Game Jams - Curitiba. A proposta do evento é a seguinte:

- Você junta sua galera e desenvolve um jogo em 48 horas. Boa sorte champz.

Não é uma competição, e como explica @bcp: "NÃO É UMA CAMPUS PARTY!!! DIACHO!!!!!!"

É um evento MUNDIAL. Nesse evento você encontra todo tipo de pessoa: Desenhistas, Músicos, Animadores, Programadores, etc.

E tem canal no mirc pra você conversar com o pessoal de outros países :D

Foi um dos meus melhores fins de semana até agora! E olha que o ano mal começou!

Minha equipe era:

- @Foxtacy, que sou eu, o cara da música/efeitos sonoros, do time.
- @ti_faucz, o ninja da programação, que conseguiu implementar o steering behavior flock sem usar vetores matemágicos.
- @liethflam a nossa super duper ultra mega desenhista!
- @KogaXSDragon o cara que começou com o código.

E o jogo que fizmos foi: Flying Trex Eager To Survive Through Time and Space (amém!)

O link da nossa página na gamejams: http://www.globalgamejam.org/2011/flying-trex-eager-survive-throught-time-and-space

Foi uma experiência MUITO massa! Rimos, programamos, não dormimos muito bem, comemos bastante junk food, e mais importante. Nos divertimos fazendo o que gostamos: Programando Jogos!

Porém...

Tivemos alguns problemas como:

- Escolhemos mal a ferramenta de versionamento da equipe.
- Não tinhamos nossas próprias classes e componentes prontos (também não sabiamos que poderiamos levar esse tipo de coisa...)
- Demoramos bastante até pegar um ritmo bom de desenvolvimento.
- E finalmente: Não conseguimos fazer tudo que planejamos.

Apesar disso, até que nosso jogo não foi tão mal assim. Pude perceber pela apresentação, que o pessoal inesperadamente gostou do nosso jogo.

Se algum dia você participar, seguem algumas dicas e lições aprendidas:

- Configure TUDO antes, versionamento, ambiente, engine, e tudo mais que for relacionado ao desenvolvimento. Isso vai fazer você começar a desenvolver mais rápido.
- Prefira laptop, se possível. Se você não tiver um laptop, e nesse caso precisar levar o seu desktop, reserve um tempo pra isso ANTES do evento começar. Faça o que for preciso pra isso, sai mais cedo do serviço, pega táxi, não importa, mas não deixe pra última hora.
- Se for trabalhar no seu jogo codificando, prepare componentes e classes fáceis de usar.
- Não leve muita comida. Prefira pedir pizzas. Além de ser difícil de carregar. você acaba se esquecendo de comer as vezes (acredite é possível), e corre o risco de sobrar. Já pizza não, você pede, come, e pronto.
- Separe 8 horas para durmir durante todo o evento. Durma 4 horas na sexta e 4 horas no sábado. Isso cansa menos do que durmir um dia 8 horas e no outro não dormir.
- Reserve as primeiras 3 horas do evento para fazer as obrigações do evento, e para entender e planejar BEM a idéia, antes de sair fazendo porque quando você sentar para codificar, você irá ter uma produtividade maior.

Essa foi a primeira vez que participamos. E espero poder participar novamente ano que vem!

Ano que vem não terá nada importante no caminho, como teve dessa vez. Infelizmente não deu certo porque coincidiu com o tempo em que estavamos procurando/arrumando o apartamento... então que venha 2012 e a nova game jams e espero que o fim do mundo seja em novembro... xD

PS: ACABO DE VER QUE O NOSSO JOGO NA GLOBAL GAME JAMS ESTÁ NA TERCEIRA PÁGINA!!!!!!!!!!! WOOOOHOOOOOOOOOOOO

SEGUE O LINK PRA NÃO FALAR QUE TO MENTINDO! AGORA SÃO 20:00 DO DIA 31/01/2011

http://globalgamejam.org/games/2011?page=1&js=1&view_name=Games2011&view_display_id=page_1&view_path=games%2F2011&view_base_path=games%2F2011&view_dom_id=1&pager_element=0&view_args=

MUITO OBRIGADO A TODOS! DE CORAÇÃO! \O/

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