terça-feira, 18 de janeiro de 2011

Thanks mom and dad.

O corpo humano pode ser representado de inúmeras maneiras. Uma delas que me chama muito a atenção é a esfinge. Porque ela pode ser a representação da pisiquê humana, em suas 3 formas básicas: Raciocínio lógico (águia), Empatia (Leão), e instinto (Boi).

A cada dia que passa, procuro me concentrar e me esforçar para melhorar em cada um destes aspectos. Mas tenho minhas referências psicológicas.

Ao passar dos anos, pude observar a pisiquê dos meus pais. E percebi uma coisa muito interessante: eles se completam, apesar de não terem nada em comum. E o mais curioso, eles são cheios de defeitos. Afinal quem não é?

Porque digo isso? Vamos ver, o meu pai, primeiro:

- Ele é uma pessoa que tem MUITO conhecimento sobre DIVERSOS assuntos. Posso conversar com ele sobre qualquer coisa sem me sentir socialmente desconfortável. Ele soube colocar as peças certas, no momento certo da minha formaçao pessoal. Não errou nenhuma vez ao fazer isso. Falou sobre os assuntos importantes da vida, no EXATO momento em que eles começaram a se tornar relevantes. Se minha memória não estiver enganada (porque afinal foi a o que? 14 anos atraz talvez?), lembro-me do dia em que tentei perder o medo de dormir no escuro. Ele dizia: "Não tem nada aí". Eu respondia "Mas to com medo D:", ele disse: "vou TE PROVAR que não tem nada aí", então ele apaga a luz e fecha a porta. Nunca me esqueço do quão FORTE foi o medo que eu senti, não lembro nem se fiquei desesperado, se gritei ou não. Mas foi uma das situações que senti mais medo na minha vida. Fiquei de olhos fechados durante um bom tempo. Tinha medo de abrir e ver algo assustador. Conforme fui me acalmando, fui abrindo os olhos... e aí FINALMENTE me dei conta de que não havia o que temer... e durmi tranqüilo. Foi a primeira grande lição de vida que aprendi com meu pai: "OLHE O MEDO NOS OLHOS E TOME O CONTROLE DA SUA VIDA!". Sem falar nas inúmeras outras experiências. Mas uma outra que vou apenas citar, o que eu aprendi sobre racismo. Essa foi uma lição que aprendi pela dor.

- Ele é um nerd da espécie bookworm 8|. Posso e gosto de conversar com ele sobre livros, um dos poucos assuntos em comum de nossas gerações.

- Ele tem uma maneira fria e calculista de resolver problemas complicados. Uma habilidade que eu não consigo melhorar tão fácilmente. Vou explicar porque mais a frente no post.

- Meu pai tem um coração de franciscano. Sou muito feliz por saber claramente a origem dessa minha personalidade altruista. Ele é uma pessoa que não se prende a bens materiais, ele realmente sabe o que significa "Amar ao próximo como a si mesmo". Fico admirado com o nível de altruísmo que meu pai possuí. Nunca vi nenhuma pessoa que fosse mais altruísta que ele. "Tiques" de egoísmo todos temos um dia ou outro, principalmente quando estamos ficando nervosos. Isso não abala a minha admiração por ele.

Agora minha mãe (duvído que ela acredite caso leia... mas lá vai):

- Fico impressionado, com a harmonía e a sintonía que ela tem com seus INSTINTOS. Tem vezes que eu fico perplexo, e muitas vezes incrédulo com as coisas que ela vê só de "passar o olho" por cima das pessoas/situações. Sempre que ela falava "Tem algo estranho aqui", ninguém nunca acreditava. Mas sempre tinha, e no momento seguinte. Bazinga. Tava lá.

- Ela também é uma pessoa com MUITA energia. Você não faz idéia de como essa energia me ajuda na vida. Ela me faz querer resolver as coisas logo. Energia para trabalhar com MUITO empenho 95% do tempo por exemplo. É exatamente por isso que não consigo me concentrar às vezes, quando preciso ficar submerso numa situação para resolver um problema. Só quando coloco meus fones de ouvido e escuto uma música. Já que a energia é tanta que não consigo focar em apenas um lugar, dissipo para dois e isso já basta.

- Moms também é uma pessoa que consegue adaptar o que pensa, e sente, para não passar impressões erradas. Isso ajuda MUITO as vezes. Principalmente na "fase de conquista" de novas amizades.

A genética fez o resto. Misturou essas características deles, e às colocou em mim, com intensidades diferentes. E o resultado, foi uma personalidade totalmente adaptável a qualquer tipo de situação. Isso me trouxe MUITAS COISAS BOAS até agora. Principalmente onde moro atualmente.

Talvez a maior lição que os dois me ensinaram até hoje tenha sido a seguinte: "Seja você mesmo, um dia você encontra o seu lugar". Nunca acreditei nisso... só fui acreditar quando vim morar em Curitiba, onde pude colocar a prova todas as lições que havia aprendido com eles. O resultado, foi descobrir uma turma de amigos sem igual =).

Hoje sou uma pessoa extremamente satisfeita comigo mesmo. Hoje eu consigo me aceitar como pessoa. Essa pessoa que me tornei graças ao bom trabalho que meus pais fizeram comigo durante todos os anos da minha vida em que moramos junto.

Por todos esses presentes genéticos, valores, e lições de vida: Muito obrigado, Pai e Mãe. Nota 9.5 pra vocês... Se eu der 10 vocês ficam confiantes D+.

Kiddin...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Tem algo a dizer sobre isso? Diga!