quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

Ano novo, e Spore

PRIMEEEEEIRO post de 2011!!! As vezes nem parece 2011, parece 2010 ainda =|...

Comecei o ano bem! Muita coisa dando certo, jogando, estudando, conversando, etc...

Já devo ter dito isso antes, mas não me importo, vou dizer mais uma vez:

Hoje em dia difícilmente um jogo me deixa imerso por bastante tempo, e mais uma vez, me deparo com um jogo que me chamou muita atenção:

SPORE.

Spore, é um jogo onde você começa como uma MOLÉCULA, e termina numa espaço-nave como explorador da galáxia Star Trek Style, passando pelo estágio de criatura, tribo, e de civilização.

Mas a melhor parte! é que o gameplay muda conforme você vai jogando. No estágio de molécula, você vai comendo ou "carninha" ou "musgo", e dependendo do que você comeu e quanto, isso se reflete no estágio seguinte. Se você comer mais musgo que carninha, você vira um herbívoro (Duh... ), se comer carne, carnívoro (no shit sherlock!), e se você equilibrar o que você come, você vira onívoro.

E isso meio que se repete em cada novo estágio, só que com nomes diferentes. No estágio de criatura por exemplo, as possibilidades são: Adaptável, Predador, ou Sociável.

É bastante engraçado essa história de ser sociável no estágio de criatura, porque para fazer as criaturas ficarem amigas da sua espécie, você tem que cantar, dançar, fazer pose, ou encantar.

Agora imagine você uma criatura que parece uma batata cheia de anormalidades, que anda torto-desengonçado, fazendo todas essas coisas...

Sim, eu criei um pequeno monstrinho batatóide consequentemente fazendo meus amigos que estavam assistindo se contorcer de tanto rir.

No estágio seguinte, o que me chamou atenção foi a mudança DRÁSTICA no gameplay. O jogo vira um RTS! age of empires style!. E mais uma vez você tem 3 escolhas: Amigável, Hábil, e Agressivo.

Agora para ser amigável, os batatóides tocam instrumentos: Digeridoo, Trombeta, e Maracas.

Foi o estágio que mais gostei! porque uma coisa engraçada acontece quando você fica aliado de uma outra tribo: Elas trazem presentes, mas o fazem cantando e dançando...

Imagine você, no sossego do seu sofá, quando de repente você ouve uma musica toda feliz à distância. Aí você vai até a sua janela e vê seus amigos cantando e dançando em direção a sua casa, trazendo um grande cesto de comida ao som de uma musica extremamente feliz!

Claro! uma coisa que acontece práticamente todo dia na sua vida, certo?

No estágio seguinte, o de civilização, se você ficou no caminho hábil você será Economico, com as outras duas opções sendo Religioso(a boa) Guerrilheiro (não sei se é exatamente isso mas... anyway).

Nesse estágio, ainda é RTS, mas com algumas novas possibilidades: Você pode comprar as cidades (USA feelings), destrui-las ou ficar aliado das outras civilizações. E o objetivo é: Dominar o mundo.

Uma vez que você domina o mundo, você entra no estágio galático. Se você foi pelo caminho do meio, você entrará no estágio galático como comerciante. Aliás, cada caminho que você faz reflete de alguma maneira nos estágios seguintes.

De qualquer forma, o estágio galático lembra muito um jogo antigo do Star Trek onde você tinha que explorar a galática e fazer quase as mesmas coisas que você faz nesse estágio no Spore: Fazer missões para outras raças alienígenas, restaurar planetas, pesquisar novas espécies de plantas e animais, combater raças hostís, criar rotas de comércio, em fim, uma grande variedade de possibilidades.

É um jogo bastante interessante. Nunca tinha tido essa experiência de mudança repentina de gameplay, com nenhum outro jogo.
Quando joguei pela primeira vez fiquei umas 6 horas direto jogando! sem ver! me divertindo e divertindo muito também aqueles que estavam ao meu redor.

Conheço vários outros jogos onde existe a experiência de sair da idade da pedra e ir até a era da tecnologia. Mas esse me chamou muito a atenção, por vários motivos, mas os mais marcantes foram: o alívio cômico que está sempre presente, e a possibilidade de criar O QUE VOCÊ QUISER no estágio de criatura! O que você quiser MESMO.

Afinal, porque você acha que eu consegui criar um batatóide?!

A personalização nesse jogo é um fator muito forte!. Você pode personalizar sua criatura desde a grossura dos ossos até a forma do corpo!!! É um jogo muito bom. Se você ainda não jogou. Jogue. Com certeza você terá ótimas horas de diversão.

Meu próximo post será sobre um jogo também. Aguardem! (ou aguarde né, vai que eu só tenho um leitor...)

Um comentário:

  1. Um pouco decepcionada pela incompatibilidade com o Mac, pra variar. Mas vou dar um jeitinho. Depois te conto minha evolução... Aguardando novidades. Ralfa

    ResponderExcluir

Tem algo a dizer sobre isso? Diga!