quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

Borderlands

Mais um post da série destaques de jogos da atualidade.

Tema de hoje: BORDERLANDS!

Apesar do nome, o jogo não tem nada a ver com bordéis (*badum tss*). Borderlands é um FPS como eu sempre sonhei em programar... (Haha... silly me...). É um jogo de FPS que possui alguns elementos de RPG! (Level up, skills, classes, etc.). Imagine um DIABLO2 só que ao invés de ser um RPG comum (Andar, Matar, Pilhar, Evoluir), é um FPS com personagens totalmente badass, e uma história totalmente aceitável para um tema desses.

Nesse momento faz-se necessário explicar o porquê.

A long time ago, in a galaxy far far away (not)...

Existe um planeta chamado PANDORA (Greek mythology anyone?). Esse planeta é tipo uma "Favela do universo", só que, nessa favela, reza a lenda que está escondido o maior tesouro já visto: THE VAULT. Por este motivo, caçadores de recompensa de todo o universo vão para lá se metralhar e se estrepar por causa desse maldito tesouro.

Agora adicione à mistura cachorros alienígenas, lesmas alienígenas, e bandidos que usam máscaras estilosas. Bem vindo a Pandora!

Uma história dessas cai como uma luva para um jogo FPS/RPG, algo genérico, e completamente flexível e maleável.

E ainda tem os personagens e suas classes que são bastante diferentes uns dos outros: Soldier, Siren, Berzerker e Hunter.

Cada personagem desses tem uma habilidade especial, e 3 skill trees diferentes. Ou seja 12 possibilidades, e/ou talvez mais.

Isso foi uma das poucas coisas que me desagradou um pouco nesse jogo: As skills dos personagens, maioria delas são para aumentar dano, aumentar velocidade, reload speed, etc. Quando vi que não tinha gostado, comecei a pensar que tipo de coisa poderia entrar no lugar dessa idéia.

Aí que tá, não consegui pensar em mais nada, então acabei aceitando numa boa uma idéia deassas.

Moving on.

Outra coisa que gostei muito também, é a reação dos personagens, e o steering behavior deles.

Se você encontrar um "acampamento de bandits" e olhar de longe com o scope da sniper, você vai ver eles patrulhando, andando, etc. E quando você dá um tiro e um combate

A reação dos personagens também ficou muito interessante. Por exemplo, quando você acerta um tiro na cabeça, o personagem fala alguma coisa, tipo: "BOOM" ou "DID THAT HURT? hehehe..." ou quando você mata por exemplo com o especial do hunter, ele diz: "GIVE 'EM HELL BLOODWING". Emfim, Difícilmente vejo a reação dos personagens nos jogos que tenho jogado ultimamente. Isso sempre me lembra bastante daqueles voice commands do CS e do Diablo2 que o jogador até poderia usar se quisesse... difícilmente via alguem usando. Deve até ter sido por isso que os jogos recentes resolveram fazer daquilo algo que o próprio jogo se preocupa em fazer...

A arte do jogo de maneira geral me agradou bastante! As cutscenes são ÓTIMAS, os gráficos são bons o suficiente e os sons e música são agradáveis e bastante poderosos, aquele estilo de efeito sonoro digno de filme de hollywood.

Os chefes também ficaram bastante interessantes! Como não joguei muito ainda, dos dois chefes que derrotei um deles era um bandit "maiorzinho" com uma shotgun, e o outro era um carro "with lazors".

Tá aí outra coisa que achei muito legal! Veículos!

Até agora onde joguei só tem um carro onde a arma opcional é uma bazooka, ou uma metralhadora. Estranhei um pouco o jeito de controlar o veículo... mas me acostumei rápido...

Emfim, recomendo que joguem este também!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Tem algo a dizer sobre isso? Diga!