sábado, 9 de maio de 2009

Previously on LOST

[para entender: Panorama temporal/cultural/psicológico: LOST vai ter seu season finale quarta agora e as informações que prevalecem confimam no mínimo um episódio duplo ou um especial de duas horas (o mais provável)]

Eu e mais milhões de perdidos (na verdade vagabundos mesmo) gastamos 5 anos de nossas vidas acompanhando e debatendo essa série sobre... sobre... a princípio era a vida dos sobreviventes de um acidente aéreo em uma ilha "deserta". E por mim confirmo: minha vida valeu a pena !!!

Narrativa única e com reviravoltas, gostava da época que a preocupação era o lostzilla e a falta de água, mas nota-se que era tudo friamente calculado, a primeira temporada era uma maresia e espelha a calmaria que era enfrentar ursos polares se comparado aos zigue-zagues que acontecem hoje (ou 2004/2007/1977).

Mas e agora? Vai acabar a temporada e vamos ter de voltar às conspirações? Não vejo muito o que conspirar em LOST atualmente, mas já fiz minhas apostas, o final que está sendo conduzido não é o verdadeiro (pessoal achando que o Locke e a Claire vão ser o foco e o Locke que aparece com rosto modificado num sonho na primeira temporada é o que ele vai se tornar), creio que vão induzir prum final toda a sexta temporada e nos 3 últimos capítulos da série vão mudar tudo, e não vai ser viagem no tempo ;). Por isso deixo aqui um link para um site sobre o mundo de LOST: lostlibros .

LOST se passa no mundo real, mas a ilha é "especial" e tem suas características freaks, que a fazem quase um universo paralelo, mas um universo moldado (não que limitado), com parêmetros de outras e outras obras e milhares de referências (aí um motivo para eu adorar essa série, até as piadas são de referência, como os apelidos dados pelo Sawyer).

Os livros mencionados em LOST, seja na mão do Sawyer ou em prateleiras da Dharma, é tudo calculado. Nomes de autores e personagens escondidos em tudo que é canto não é novidade também, mas que esses livros ajudam a limitar as pirações sobre a ilha, ajudam! por exemplo a aparição descarada e exaustiva de ícones do universo de Alice no País das Maravilhas, isto indica claramente que ali é um lugar diferente, mas e o Coelho Branco na porta do quarto do Aaron? Easter egg ou chave de um mistério? O que a ilha tem de Senhor das Moscas, Mágico de Oz ou Revolução dos Bichos ?

LOST é um "divisor de águas" (huahaha, quem entendeu entendeu {NEEEERDS XD}) e com milhares de influências e muita originalidade se fez imensurável, sua narrativa é uma referência, mas o problema vai ser quando seu mundo virar referência para outras obras, imagina daqui a muitos anos e a próxima geração tendo que estudar na escola:
"Então alunos, para entendermos esse livro vamos ter que entender o que o autor consumia culturalmente na época, lá as conversas eram limitadas a 140 caracteres e havia uma série que ele assistia muito pela antiga internet sobre uma ilha que tinha grande fonte de energia magnética e era procurada por muitos, mas certo homem chamado ..."

3 comentários:

  1. Adorei!
    Escreva mais... e sempre (especialmente sobre Lost, Watchmen, In treatment ou qualquer coisa que eu entenda e goste tb)
    Beijo

    ResponderExcluir
  2. HAHAHAHAHA "divisor de águas" referncia ao nerdcast sobre lost recente. uheuhaeuhea

    pois é cara o legal é que ta fechando as pontas dos mistérios! TA MUITO MASSA!

    seria JOHN LOCKE o "novo messias"? huauhahuauhahu XD

    ResponderExcluir
  3. eita.....nao tenho o que comentar hehe nao vi lost, fazer o que....sera que devo criticar as coisas por aqui? falar mau? acho que nao, vou ser linchado...
    espero que vc esteja certo sobre o final e tudo isso, se nao.....5 anos se foram hehehehhe
    eh isso ae, continua mandando esses posts!!

    ResponderExcluir

Tem algo a dizer sobre isso? Diga!