Eu duvido que exista algo que nos deixe tão animados que conversar com uma pessoa, sobre coisas do passado. Nostalgia é o nome do sentimento. Não existe nada mais empolgante, ou divertido do que sentar com uma pessoa, e começar a relembrar coisas boas do passado.
Sinto até pena das gerações seguintes, porque acredito que elas nunca terão uma infância/adolescencia tão legal quanto foi a minha. Na verdade, acho que todo adulto, independente da geração que pertence, pensa assim. É meio egoísta, mas é a verdade. Mas por causa de pequenas coisas como, esperar ansiosamente a semana acabar e chegar sexta-feira de madrugada, para poder pagar menos no pulso da internet discada de 56kbps, e jogar starcraft com a galera do RPG[]BRA! (meu antigo clã!) O FIM DE SEMANA INTEIRO!.
Tá aí uma coisa que a nova geração nunca vai saber como é. Ter que esperar chegar o fim de semana pra usar a internet... A internet de 256k estragou todo esse "drama"... em fim....
Uma coisa que era muito legal no meu período de infância, era aqueles chocolates Surpresa, da nestlé!. Bem que eles podiam voltar a fabricar. Imagino que MUITOS iriam comprar só por causa do saudosismo, e do sentimento nostálgico de colecionar aqueles cartões que vinham junto do chocolate.
Esses chocolates eram realmente MUITO bons, por causa do o gosto, e dos temas. Lembro que lançaram a coleção DINOSSAUROS na época que Jurassic Park ficou famoso, não lembro exatamente o ano, mas tinha menos de 15 anos na época. Já tinham algumas pessoas que gostavam de dinossauros, alias sempre existem pessoas que gostam das coisas antes que elas virem uma espécie de hype.
Não sei bem como explicar o que é uma hype, mas vou tentar.
Uma hype é aquela coisa que um dia foi totalmente desconhecida, mas virou FEBRE, manía. Do nada, alguma coisa acontece, e MUITAS pessoas começam a gostar de uma determinada coisa. (Quanta "coisa" :D ). A hype, ela tem um ciclo natural de existência: novidade - aceitação - cult - HYPE - declínio - cult novamente.
Quando uma coisa está no estágio de novidade, como o próprio nome diz, é uma novidade (no shit sherlock!!!), e portanto poucas pessoas conhecem. Essas pessoas começam a procurar outras que também gostam, ou tentam convencer outras pessoas a gostarem, custe o que custar.
No estágio seguinte, o de aceitação, as pessoas gostam, dão jóinha para aquilo, e começam a divulgar para outras pessoas. Aí a coisa vai se tornando cada vez mais conhecida e famosa fazendo com que a aceitação aumente progressivamente.
Pronto, agora um pequeno grupo de pessoas que conhecem e gostam daquilo que a pouco era uma novidade, agora é uma comunidade. Talvez um fórum de discussão, ou até mesmo uma sala de aula, um departamento etc, até mesmo uma escola talvez. Essas pessoas gostam de conversar a respeito e gostam de trocar percepções e interpretações que tiveram quando tiveram contato com aquilo. Alguns fazem fan-art, animações, comics, em fim, fazem a sua homenagem particular para aquilo.
As outras pessoas que ainda não conhecem, eventualmente esbarram com essas homenagens, e acabam se perguntando: "Ei, que diabos é isso? Nossa! parece legal! vou procurar saber o que é". Quando chega nesse estágio, pronto. Já é HYPE. Aí pronto, as pessoas começam a gostar ou por que muita gente gosta, (porque é modinha), ou porque elas realmente não conheciam ainda, e realmente acharam legal.
Nesse estágio muitas coisas podem acontecer. Ou ela pode virar um "viral" da vida, aí acaba ficando saturada e perdendo a graça, ou pode ficar no estágio viral pra sempre (BBB), ou podem surgir novas hypes mais interessantes, o que faz a antiga entrar em declínio. Aí ela acaba voltando ao estágio cult, ou simplesmente cai no esquecimento mesmo.
Agora alguns exemplos de hypes que marcaram a minha infância por exemplo.
Dinossauros!
Tinha uma época que o chocolate surpresa, que mencionei anteriormente no post, ficou MUITO famoso, por causa da edição que vinha com figurinhas de dinossauros.
Dinossauros foram, são, e sempre serão muito mais legais que coisas como BBB, cerveja, bacalhau, futebol e plantas(????). Não me pergunte porque. Apenas são, e pronto. Essa hype passou por todos os estágios e no final voltou a ser cult.
Power rangers!
Power rangers era MUITO legal. O primeiro claro.
E adivinha por que?
Os power rangers representavam DINOSSAUROS! Coincidência? Bom, foi na mesma época, então... Mas esse também não escapou. Conforme foi passando o tempo, os criadores do negócio começaram a ficar gananciosos e a usar dorgas, aí ficaram "lokaum de dorgas" e começaram a inventar power rangers de tudo que é coisa: Carros(O turbo, que foi um dos poucos que ainda era assistível), no espaço, que viajavam no tempo, força animal (rawr), força ninja, estilo swat em fim, daqui a pouco só falta aparecer um power rangers temático com personagens da disney misturados com personagens da square. Aí sim, DORGAS total!
Você consegue ver claramente porque esse negócio acabou ficando saturado. Hoje ninguém mais aguenta essa porcaria! Bom mesmo foi só o primeiro. E o que me deixa mais triste é que coisas bizarras aconteceram com os atores daquele negócio. A japinha morreu, o tony (o verde) virou lutador de luta livre, o vermelho, dizem as más línguas que virou ator pornô... Em fim, cada um teve um destino trágico (ou não) diferente.
Cavaleiros do Zodíaco!
CDZ foi uma coisa que eu nunca consegui gostar de verdade. Eu era uma criança hiperativa. Não gostava de cosias paradas D+. Tinha mais diálogo e flashback do que novela!:
Seya: - Eu vou te dar um soco!
Inimigo random: - Você nunca vai acertar este soco!
*Flashback do Seya*
*Flashback do inimigo random*
Seya acerta um soco.
Inimigo random: - OH NÃO, VOCÊ ME ACERTOU UM SOCO!!! NÃO PODE SER!
**Fim do episódio**
Muitas pessoas gostaram desse desenho. Deve ter sido o primeiro anime de MUITA gente da minha geração... eu particularmente não gostei. Mas aí isso virou hype, e essa durou bastante tempo, e foi legal até! porque eu quis até tentar gostar, e começar a assistir... mas eu não conseguia...
Pokemon!
Essa foi uma das hypes mais legais que já tiveram! Comecei a gostar quando ainda tava na fase de novidade, e acabei vendo aquilo se tornando uma hype. Tinha muito amigo que ficava horas e horas jogando Pokemon red, ou blue, ou yellow no emulador, eu mesmo ficava horas todo dia.
Mas...
Como nego tem que ganhar dinheiro, a coisa foi se estendendo... de 150 passaram pra MAIS DE 8000 pokemons... a história também ja tava chata... aí, bom, entrou em declínio... Mas o interessante é que não se acabou totalmente, acabou virando cult. Conheço pessoas que jogam até hoje!. Isso me lembra uma tirinha que vi uma vez... Se eu achar o link eu edito o post e coloco abaixo.
Naruto!
Naruto foi uma hype que aconteceu FORTE na internet! O anime era bom! Sobre ninjas e tal, as batalhas eram MUITO legais, em fim, quando tava no começo prometia bem. E na mesma época quase, tinha o "concorrente" que era o One Piece, sobre piratas. Aí as duas galeras ficavam discutindo pra ver qual dos dois era melhor, ninjas ou piratas. Lembro que na época tinha muitos flashes sobre Ninjas X Pirates, justamente por causa desses dois animes, no albinoblacksheep por exemplo, e a coisa durou por bastante tempo até.
Aí naruto chegou no brasil, foi todo censurado, e mal dublado... em fim, uma porcaria. Aqui a coisa não fez sucesso nenhum quase, e ainda começou a passar quando a hype tava em declínio. Ainda tem um pessoal que acompanha, e teve uma tentativa de ressucitar a hype quando lançaram o shipuuden (naruto adolescente-adulto hahaha). E de novo fizeram a mesma cagada... começou bem, aí vem os fillers e a história acabou se repetindo... Conheço bravos guerreiros que ainda acompanham.
Beleza, agora preciso dizer também que as hypes também podem evoluir para monstros. Um estágio superior ao estágio viral. O estágio de monstro é quando NÃO TEM UM DESGRAÇADO SEQUER que não goste/use/frequente aquilo.
Hoje temos o ORKUT.
O orkut (hoje) é um freakshow. Uma fábrica de monstruosidades. A favela da internet.
Hoje no orkut, em sua grande maioria esmagadora, só tem nego querendo "pegá mulé", crianças, joguinhos babacas em práticamente TODAS as comunidades, fotos bizarras de pessoas horríveis que se acham os/as modelos (miss lage) e ainda viram motivo de chacota pela PRÓPRIA internet (vide pérolas do orkut, google it).
Mas nem sempre foi assim.
Quando estava no início, era um lugar muito legal e agradável. As pessoas tinham noção. Sabiam se comportar na internet, se ajudavam e o clima era de cooperação, troca de conhecimento e ajuda mútua. Lembro que foi lá que consegui achar o link para baixar a trilha sonora do melhor jogo de todos os tempos (Castlevania SOTN). Também tinham comunidades engraçadas, pessoas engraçadas etc. Lembro-me de ter passado dias inteiros rindo das coisas toscas que o povo escrevia, e muitas vezes eu respondia, bom de maneira geral era bom.
Mas essa hype simplesmente passou dos limites. De viral foi pra um estágio de caos absoluto, misturado com propagandas, pornografia gratúita (e de baixa qualidade, se me pergutar), pedófilos, sequestradores, em fim, uma mistura de tudo que você encontra nos piores lugares da face da terra. Tá tudo lá. Assim como no Bate-papo UOL. Que um dia também já foi um lugar legal e descente (na época dos 56k).
Realmente sinto falta dos velhos tempos da internet. Onde as coisas eram simples, e a vida online era feliz. Acho que boa parte do que aconteceu, foi por causa da vinda da banda-larga. Tenho a seguinte hipótese: as pessoas pararam de esperar para entrar na internet no fim de semana, o que fez elas aproveitarem "melhor" o tempo online. Agora elas tem 24 horas por dia, ou seja, tem muito tempo pra gastar na internet. Antes não era assim. Você tinha que meio que "programar" o que você ia fazer na internet no fim de semana pra usar ela de uma maneira que você não se arrependesse depois! Por exemplo: "Ah! esse fim de semana vou jogar com a galera do clã!", "Ah, fim de semana que vem, vou baixar musica", o que geralmente demorava 7 8 horas pra baixar uma musica de 2 MB. Ou até "Ah! Esse fim de semana vou conversar com o pessoal no icq!". Aí depois que veio a banda larga, e tornou possivel você fazer isso qualquer hora do dia, duas coisas eram possíveis de acontecer: Ou você ficava viciado em internet, ou você ficava entediado, e fácilmente ficava sem ter o que fazer online. Até que surgiram os MMORPGS, mas isso é uma outra história...
E como diz o SOAD em Highway Song: "These days are never ever comming back"...
É uma pena =C.
segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Tem algo a dizer sobre isso? Diga!