sexta-feira, 18 de março de 2011

URL Shorteners

URL Shorteners

Mais uma vez o Google me surpreende: desta vez com um serviço que já existia: o Encurtador de URLs.

Geralmente quando você quer mandar um link pelo twitter, como você faz? Se a url couber, você simplesmente cola ela alí e pronto. Agora, e quando você pega aqueles links que vem com infinitos parâmetros vindos de outras páginas/serviços, que quando colados em um notepad, ainda ativam a barra de rolagem?

Resposta: Encurtador de URL.

Básicamente, o que ele faz é o seguinte: Ele pega a url digitada, mapeia em um banco de dados (talvez), e gera uma chave para o mapeamento. É exatamente o conceito da estrutura de dados Map.

Quando você digita a url encurtada, a requisição passa por um serviço que recebe a url, pega o valor correspondente da url, e troca.

Bem simples, e útil.

Acredito que um dos primeiros (se não o primeiro) serviço de encurtamento de URL disponível foi o migre.me, e veja você! foi feito por um tupiniquim!

O Google URL Shortener, tem uma pequena vantagem: Ele armazena uma lista de todos os seus links encurtados, na sua Google Account, assim, toda vez que você quiser encurtar algo que já encurtou, bazinga, você não precisa faze-lo, porque tá lá no seu perfil.

Fantástico né?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Tem algo a dizer sobre isso? Diga!