domingo, 13 de fevereiro de 2011

Orgulho de ser brasileiro, alguém tem? Drei Brasianische Helden

Há muito e muito tempo atrás, venho discutindo com amigos, se realmente existe algum motivo para ter orgulho dessa terra tupiniquim nostra. Eu achava realmente impossível, uma terra conhecida mundialmente como Terra Da Fuleragem (do carnaval, das bundas, da @#$#ria, das "dorgas", etc) sentir orgulho de uma terra como essa. A cada dia que passou, conforme fui conhecendo e conversando com as pessoas, elas foram me mostrando aos poucos que SIM, existem motivos bons e consistentes que transcendem a fuleragem para sentir orgulho dessa terra.

Dentre os principais motivos estão: A linguagem LUA, desenvolvida na PUC-RIO, que foi usada em jogos FAMOSOS da Blizzard como Warcraft2. O Indie-Game brasileiro Planetary Plan C criado durante a Global Game Jams e premiado mundialmente, e o principal deles que acabo de descobrir, que me deixou bastante emocionado, e que foi o principal gatilho pra me fazer escrever este post: Feitos das tropas tupiniquins durante a primeira e segunda guerra mundial. Seguem alguns deles transcritos daqui:

- A Força Expedicional Brasileira, que capturou uma divisão inteira de 14.779 soldados alemães e italianos, comandados pelo General de Wermarch Otto Fretter-Pico.
- Os Top Guns da FAB participaram de mais de 100 missões durante a guerra.
- O 1o Grupo de Aviação de Caça foi uma das três únicas unidades não-americanas na 2a Guerra a receber a comanda Presidential Unit Citation dada pelo presidente americano na época.

E finalmente, a história que mais me abalou, a história de 3 soldados mineiros: Geraldo Baêta da Cruz, Arlindo Lúcio da Silva e Geraldo Rodrigues de Souza, que enfrentaram sozinhos uma companhia inteira do exército alemão (60 a 200 soldados) até o fim. E o mais emocionante foi a reação do general alemão após o combate: mandou que os três fossem sepultados em covas individuais identificadas. Marcando o local, uma inscrição:

"Drei Brasianische Helden (Três heróis brasileiros)"

Isso me deixou muito orgulhoso de ser brasileiro. Isso sim é motivo para sentir orgulho do país! E não bom/mau desempenho durante partidas de esportes supervalorizados como o Futebol, ou o carnaval, que desde o século 17, vem perdendo o seu sentido original, e hoje é sinônimo de pessoas bebendo até a morte, ou trocando fluídos corporais só por "diversão", e principal causa da nossa imagem de "Terra De Fuleragem" para os países de fora.

PS: Sabe porque eu, ou você nunca ficamos sabendo dessa história? Por causa da ditadura....

[] Bandeira Ascii do Brasil fail D:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Tem algo a dizer sobre isso? Diga!