segunda-feira, 9 de novembro de 2009

"Gurus da Informática", Um papel social

Ah! Doce informática! presente nas vidas de muitas pessoas desde as gerações de 87 ou 85 ou não. Pessoas essas que tiveram a chance de acompanhar e se aproveitar da evolução tecnológica da informática (que por sinal já estava para traz naquela época... viva o Brasil yay ¬¬) e que hoje em dia já está presente inclusive nos nossos queridos dispositivos móveis, cuja função "ligar para os outros" é apenas um mero aditivo.

Essas pessoas que de certa forma aprenderam tudo o que sabem de informática por necessidade (ou não), hoje se destacam nos grupos sociais como os Gurus da Informática!. Eles existem em famílias, grupos de amigos, conhecidos, aquele cara que você acabou de conhecer no ônibus, em fim, em qualquer lugar hoje em dia. É citado também como "aquele cara que manja de informática".

Ok, mas para que servem esses "nerds da informática"?, antigamente ele servia para ficar de fora dos grupinhos sociais, porque tinha "hobbies estranhos". Hoje em dia é quase um Bombril!, está em todas! Serve para dar conselhos e advertências sobre qual equipamento é melhor do que qual, para consertar/formatar o seu computador, e tem adquirido novas funções também, tais como: qual celular é melhor do que qual, porque comprar (ou não) um smartphone, iphone, e quaisquer outros whateverphones que existem por aí. É um cara um tanto quanto útil! se você pensar bem!

Mas cuidado!, tudo bem em conhecer mais de um Guru, mas certifique-se de que haja apenas UM em cada circulo de amizades, pois se houver mais de um... bom... digamos que GRANDES EMBATES APOCALÍPTICOS E INTELECTUAIS podem acontecer! É sério! Quando dois Gurus estão conversando, (detalhe: eles fazem isso sem se tocar), eles tendem a tentar por o conhecimento do outro à prova, e o derrotado perde o cargo de Guru daquele grupo. E isso pode causar grandes frustrações, porque muitas vezes eles AMAM ajudar as pessoas, e gostam que as pessoas confiem na opinião/sugestão tecnológica dele. O mais curioso é quem assiste esse tipo de combate... eles não entendem nada, mas conseguem reconhecer quem perdeu e quem ganhou (de certa forma) a discussão. Mas por outro lado! existem os mais humildes também, que quando conhecem um semelhante, conversam trocam ideias, compartilham opiniões, e muitas vezes trabalham juntos para atingir um objetivo comum, seja ele relacionado à tecnologia (ou não).

Quem é, e sabe que é, acha muito divertido esse papel social, você inclusive pode ser o Guru de um determinado circulo de amigos, e nem saber sequer da existência dessa função, mas uma coisa é certa, a demanda é grande, as pessoas gostam de conversar não só de tecnologia, mas de qualquer assunto com esse tipo de pessoa, porque convenhamos, é uma pessoa bem útil!

Um comentário:

Tem algo a dizer sobre isso? Diga!