Boa tarde queridos seguidores deste blog!
Vou mudar de estratégia e temas apartir de agora!
Vou fazer deste blog um blog sobre tutoriais, tecnologias, e desenvolvimento de jogos!
Neste post, vou falar sobre a Ludum Dare 24, o evento que terminei de participar agora pouco.
Ludum Dare (traduzido do latim ficaria: Dar nome à) é um evento de desenvolvimento de jogos, assim como a Game Jam. Mas a ludum dare, tem uma pequena diferença, VOCÊ, TEM QUE FAZER TUDO, Arte, som programação e música.
Nesta edição, o tema foi EVOLUÇÃO.
Para esta edição, foi até engraçado o quão rápido eu tive a idéia do que fazer. Foi tipo uma cagada, e pronto. Saí do banheiro com a idéia formada.
Depois ainda duvidam que banheiros são ótimos lugares para se fazer brainstorm.
Enfim, Saí de lá com a seguinte estratégia: Juntar uma idéia de jogo artístico que eu tive, com o tema da Ludum Dare, e fazer um jogo sobre a vida.
O que deu certo:
1- Escolhi construct 2 como ferramenta de desenvolvimento, e isso ajudou MUITO. Nas primeiras 7 horas de evento, consegui ter um protótipo jogável, não muito polido, mas jogável.
2- Não me planejei muito bem. Porque isso deu certo? Porque eu fui parindo assets conforme fui precisando deles, ao invés de ficar pensando primeiro quais seriam necessários e depois fazer.
3- Dormi Bem. Parece que não faz diferença, mas faz, consegui me concentrar, pensar melhor, e tomar decisões mais rápido. Cérebro cansado só atrapalha.
O que deu errado:
1- Erro na definição do Escopo: Fui ganancioso no escopo do jogo. Quando soltei a primeira versão para testes, eu devia ter me focado apenas nela, e a polido ao invés de fazer até o que eu achei que seria "o mínimo" da idéia completa que eu tive, errei pra mais, novamente.
2- Tentar aprender pixel art on the fly: ISSO NUNCA dá certo, nunca vou conseguir fazer um pixel art bem feito NO MEIO da ludum dare, sem estudar pixel art antes...
3- Falta de domínio na ferramenta: Escolhi construct justamente porque não sabia usar, e gostaria de aprender, e acabei fazendo disso o meu maior ganho nesta ludum dare. Se eu já tivesse usado ela antes, eu saberia da maldita restrição que me quebrou as pernas nos finalmentes da ludum dare: SEU JOGO NÃO PODE TER MAIS DE 100 EVENTOS #@$#$#@%#!
Na próxima ludum dare, estou disposto a tentar aprender Game Maker!
Assim que eu tiver tempo, vou tentar gravar video aulas de construct. Já tem algumas no youtube e tal mas, como eu gosto... porque não? :D
É isso aí pessoal! C+- ESTÁ OFICIALMENTE DE VOLTA!
Segue o link do meu jogo no site da ludum dare! http://www.ludumdare.com/compo/ludum-dare-24/?action=preview&uid=12398
A idéia do jogo tá explicada no post. Só que em inglês.
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