sábado, 22 de maio de 2010

O simples é suficiente!

Hoje conversando com um bom amigo de épocas passadas, comecei a me lembrar de jogos antigos, e compará-los com os jogos de hoje em dia.

Eis o post resultante.

Já observaram como coisas simples podem ser MUITO divertidas?

Coisas simples tais como: TETRIS, Rubik's Cube, aquele que você vai girando as faces até conseguir deixar todas as faces com suas respectivas cores.

LEGO fala sério? QUEM NÃO GOSTA de lego não deveria nem ter nascido, em fim, uma série de outras coisas que são simples, e mesmo assim, divertidas.

Compartilho do mesmo sentimento de PC Siqueira em seu vídeo que fala sobre SONIC:

Se você já viu passa reto.



E com isso me pergunto, PORQUE! PORQUE! PORQUE NÃO PODEMOS TER COISAS SIMPLES E LEGAIS AO MESMO TEMPO? Parece que hoje, a indústria de vídeo-games se preocupa mais em deixar o jogo BONITO, do que deixar ele legal!

Existem N jogos novos que eu não consigo jogar porque eu não sinto aquela vontade de jogar, aquele desafio. Hoje em dia, difícilmente me sinto desafiado por algum jogo. Não que eu seja um jogador exímio coisa e tal mas... Ainda assim! Parece que MUITOS mas MUITOS jogos novos simplesmente não chamam mais a minha atenção, talvez porque eles estejam realistas demais.

Hoje, me recordo de vários jogos SIMPLES, que joguei na vida, e me lembro de como me senti jogando cada um deles. Prince of Persia (aquele 2dzão que você começa com um "pijama" branco), o Prince of Persia 2! IGUALMENTE bom senão melhor!

Prince of Persia foi um caso interessante, eu tinha o maior cagaço quando aquela caverinha da terceira ou quarta fase levantava pra lutar com você até conseguir jogar ela num buraco, a parte da ponte, etc.

Outros exemplos: Alex Kidd, Batman Returns (do master system), SONIC, Double Dragon, Altered Beast, O joguinho sem nome do McDonnalds, que você era um molequinho com um rifle de mostarda ou qualquer coisa assim.

Sei lá! parece que os jogos antigos tinham um nível de dificuldade maior, exigia mais da capacidade do jogador. Era REALMENTE um desafiador zerar algum jogo, tipo, é bem estranho. Não sei porque, ou por causa da coordenação motora, ou por causa da condição de ser criança ou pré-adolescente (sinônimo de criança) etc.

Digo o mesmo sobre desenhos antigos, tinham MILHAAAARES de desenhos bons na TV, e todos eles partiam de idéias simples: Um gato que é um cachorro ao mesmo tempo (CAT-DOG), Superman, Batman, Gato Félix (sério, um gato preto com uma bolsa que faz tudo!!!!! how cool is that!?), Tom e Jerry (Gato e rato!!! SIMPLES!), Doug Funnie, Animaniacs etc.

Todos esses desenhos eram igualmente simples, e MUITO divertidos.

Hoje, parece que o japão tomou conta da TV, e, todo ano lançam algum anime "temático-retardático", como por exemplo: BeyBlade... não vou falar NADA desse desenho... Foi o último anime retardado que me lembro de ter assistido pelo menos 5 minutos de um episódio e ter mudado de canal logo em seguida. O que não significa que não existem bons animes hoje. Existem! e adivinhem? idéias simples! tais como: Death Note, um caderno capaz de matar pessoas? Simplesmente genial!

Concluindo.

Eu acredito que tanto as pessoas que criam desenhos, quanto as pessoas que criam jogos, deviam pensar algo simples! Parece que é crime falar em jogo 2D numa era que os gráficos 3D estão cada vez mais realistas. E do meio disso tudo, derrepente, BAZINGA! do nada me aparece um PLANTS VS ZOMBIES, e me explode os miolos e ta aí! Um dos jogos mais vendidos da POP CAP.

Eu, não só na condição de desenvolvedor de jogos, pretendo seguir exatamente este caminho: O simples pode SIM ser divertido e desafiador.

Queria descobrir o nome do jogo recente que vai me fazer perder 6 horas (WoW não incluso) na frente do computador. I DARE YOU TO FIND IT!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Tem algo a dizer sobre isso? Diga!