quinta-feira, 17 de dezembro de 2009

Duplipensar

Senhoras e senhores do meu Brasil varonil!, agora nas férias estou procurando adquirir um hábito que eu deveria me esforçar mais para manter...

A LEITURA!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!11111111UM

O último livro que li, muito bom por sinal, se chama 1984. Este livro é a origem do termo Big Brother (que não tem RELAÇÃO NENHUMA com aquela porcaria que passa na TV de tempos em tempos...).

A história do livro toda se passa num universo de EXTREMA repressão, onde quem manda é o Partido, e o Grande Irmão, que observa o povo por meio da TeleTela. Vou tentar descrever um pouquinho do livro pra vocês.

O Partido, se divide em Ministério do Amor que cuida da tortura aos "revolucionários, Ministério da Verdade que cria mentiras e forjam novas verdades para o povo, Ministério da Fartura que cuida dos falsos dados estatísticos sobre diversos assuntos políticos e Ministério da Paz que cuida dos assuntos associados a guerra.

O personagem principal se chama Winston Smith o qual trabalha no Ministério da Verdade. Um personagem que tem total consciência, da realidade do Partido, e do Grande Irmão, e que durante toda a história luta contra o sistema.

Uma das práticas do personagem, se chama Duplipensar. Demorei um pouco para entender como funcionava isso. Duplipensar é quando você consegue aceitar/transmitir sem nenhuma dificuldade uma informação ao mesmo tempo como verdade e como mentira. Por exemplo: na história, muitas vezes o personagem não concorda com nada que está sendo dito pelo Grande Irmão por meio da teletela, mas ainda assim não demonstra que está inconformado, mas demonstra que aceita. Acho que hoje em dia, o duplipensar seria o que conhecemos como Falsidade... Ou não!.

Todos nós já tivemos ocasiões em que tivemos de usar o Duplipensar. É algo muito difícil de se fazer, pois quando se conta uma mentira, o próprio corpo a denuncía. Toda mãe sabe quando o filho está mentindo, exatamente por causa destes sinais que o corpo envia no momento da mentira. A própria mentira exige muita prática para ser convincente. Digo isso por experiência própria. Façamos uma reflexão: Quem nunca mentiu levanta a mão... Seja para proteger alguém ou se proteger de algo...

Isso exige muito do cérebro. Gasta-se muito mais energia para bolar uma mentira tão convincente e que se pareça com uma verdade, do que simplesmente dizer a verdade, e aceitar as consequências que ela terá. Muitas vezes não queremos, porque não podemos lidar com a verdade. Ou porque ela é muito dura, ou por que quando dita possa causar sérios danos psicológicos a qualquer pessoa.

Todos nós já tivemos momentos em que não nos sentimos como nós mesmos. Seja para ser aceito num grupo, seja para ganhar a confiança ou a admiração das pessoas etc. Às vezes isso é muito difícil... mas tem suas vantagens!

Por exemplo, pode ser que você não goste de andar com um certo tipo de pessoa, mas para manter a boa convivência, você pode simplesmente acolhe-la com uma boa conversa. Numa dessas você poderá conquistar ou cativar alguém! E conforme o tempo for passando, você vai deixando a pessoa te conhecer e te aceitar de pouco em pouco, isso porque muitas pessoas tem dificuldade de aceitar você pelo que você é logo na primeira conversa, porque "a primeira impressão é a que fica". Talvez por que no primeiro momento estamos cruelmente prestando atenção na "casca" e não no recheio... julgando o livro pela capa mesmo!

Neste caso eu recomendo utilizar o Duplipensar!

O Duplipensar ajuda você a NO MOMENTO em que você começa a julgamento da pessoa, a pensar paralelamente: "EI! estou julgando o livro pela capa de novo! não posso fazer isso! isso é errado" e daí em diante, controlar o seu fluxo de pensamento.

Todos devemos usar o Duplipensar, seja para evitar qualquer coisa que possa ter alguma consequência grave para a nossa convivência, como o preconceito, o medo de se machucar, evitar inimizades, brigas, intrigas, fofocas, etc.

Às vezes algo que parece tão ruim, pode ser usado para uma coisa boa! lembre-se sempre disso! E use-a com sabedoria.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Tem algo a dizer sobre isso? Diga!