quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

Google e a sua incrível capacidade de organizar Informações

Um post por mês! é o mínimo que gostaria de manter esse blog cheio de poeira, atualizado.

Século 21, Era da informação. E quanta informação!

É tanta informação que não dá nem tempo de criticar e filtrar aquilo que se vê por aí!

Informação é poder.

Hoje em dia quando se fala em informação, só um nome vem na cabeça das pessoas: Google.

Não só pela capacidade que ele possui de procurar por alguma informação nos confins mais obscuros da internet, mas também pela incrível gama de recursos que ele oferece para você adquirir/classificar/organizar informações.

A algum tempo, vinha procurando comunidades, blogs, ou qualquer cacarico sobre jogos, desenvolvimento de jogos, ou qualquer outro assunto que me interessasse. Você até acha, um aqui, ou ali, salva nos favoritos e assim vai.

O problema é que as vezes, antes de formatar o seu computador, você esquece de fazer backup dos seus favoritos... e isso realmente se torna um problema :(

Perdi ótimos links em uma formatação ou outra. Hoje é um hábito fazer backup dos favoritos.

Mas quando o assunto é organizar notícias que te interessam. O Google me impressionou com os recursos do Google Reader.

*INFORMACÃO* Esse post não tem nenhum intúito de fazer propaganda não. É mais informativo mesmo.

Continuando.

O google reader é um serviço onde você pode sair coletando links de vários blogs. Tendo em mente que blogs já são a algum tempo a nova forma de mídia, e que eles são ótimas fontes de informação (claro, muitas vezes não são muito confiáveis, mas em fim), as coisas meio que se encaixam perfeitamente.

Se você parar pra pensar nos infinitos blogs sobre milhares de assuntos que existem por aí, você pode meio que "construir a sua biblioteca de informações" com esse serviço.

Por exemplo: Recentemente um amigo compartilhou uma lista dele no google reader. São mais de 1000 updates! não dá nem tempo de ler tudo!

Aí pensei, "putz, não preciso de tantos blogs assim, não tem um jeito de eu descobrir quais são os que eu mais leio?"

E BOOM! HEADSHOT!, mais uma vez o reader me surpreendeu com a opção "TENDÊNCIAS"

Lá eu pude visualizar QUANTO POR CENTO DE CADA BLOG DAS MINHAS INSCRIÇÕES eu tinha lido!

Isso me deixou assustado. Tava tudo alí organizado. E não foi só uma vez, várias outras que eu me fiz na instancia de leitor de blogs foi sendo respondida conforme eu fui explorando o reader. Era quase como se ele estivesse lendo a minha mente!

É impressionante o jeito que as informações estão organizadas. Como foi que eles chegaram nessas conclusões? digo, no sentido de saber exatamente qual informação eu preciso em determinado momento? É maravilhoso.

Hoje me pergunto se preciso realmente visitar a página dos blogs, se é muito mais fácil eu ter tudo ali, centralizado e bem organizado!

E tem outra, Pra que assistir TV? não assisto mais tv nem visito sites de jornais, que muitas vezes só te fornecem notícias irrelevantes.

Vamos falar a verdade, qual a relevância tem uma notícia dessas por exemplo: "Cidadão japonês comete suicídio usando um wii mote na torre eifeel enquanto bebe coca-cola". O que vem na sua cabeça quando você lê um headline desses? "E O KIKO?" certo?

Pois é, se eu fosse você faria o mesmo, desligue a tv, e vá para a internet, ler somente o que te interessa :)

Afinal de contas, informação é poder certo?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Tem algo a dizer sobre isso? Diga!