segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

Global Game Jams 2011 - Review

Esse fim de semana, participei de um evento de desenvolvimento de jogos independentes chamado Global Game Jams - Curitiba. A proposta do evento é a seguinte:

- Você junta sua galera e desenvolve um jogo em 48 horas. Boa sorte champz.

Não é uma competição, e como explica @bcp: "NÃO É UMA CAMPUS PARTY!!! DIACHO!!!!!!"

É um evento MUNDIAL. Nesse evento você encontra todo tipo de pessoa: Desenhistas, Músicos, Animadores, Programadores, etc.

E tem canal no mirc pra você conversar com o pessoal de outros países :D

Foi um dos meus melhores fins de semana até agora! E olha que o ano mal começou!

Minha equipe era:

- @Foxtacy, que sou eu, o cara da música/efeitos sonoros, do time.
- @ti_faucz, o ninja da programação, que conseguiu implementar o steering behavior flock sem usar vetores matemágicos.
- @liethflam a nossa super duper ultra mega desenhista!
- @KogaXSDragon o cara que começou com o código.

E o jogo que fizmos foi: Flying Trex Eager To Survive Through Time and Space (amém!)

O link da nossa página na gamejams: http://www.globalgamejam.org/2011/flying-trex-eager-survive-throught-time-and-space

Foi uma experiência MUITO massa! Rimos, programamos, não dormimos muito bem, comemos bastante junk food, e mais importante. Nos divertimos fazendo o que gostamos: Programando Jogos!

Porém...

Tivemos alguns problemas como:

- Escolhemos mal a ferramenta de versionamento da equipe.
- Não tinhamos nossas próprias classes e componentes prontos (também não sabiamos que poderiamos levar esse tipo de coisa...)
- Demoramos bastante até pegar um ritmo bom de desenvolvimento.
- E finalmente: Não conseguimos fazer tudo que planejamos.

Apesar disso, até que nosso jogo não foi tão mal assim. Pude perceber pela apresentação, que o pessoal inesperadamente gostou do nosso jogo.

Se algum dia você participar, seguem algumas dicas e lições aprendidas:

- Configure TUDO antes, versionamento, ambiente, engine, e tudo mais que for relacionado ao desenvolvimento. Isso vai fazer você começar a desenvolver mais rápido.
- Prefira laptop, se possível. Se você não tiver um laptop, e nesse caso precisar levar o seu desktop, reserve um tempo pra isso ANTES do evento começar. Faça o que for preciso pra isso, sai mais cedo do serviço, pega táxi, não importa, mas não deixe pra última hora.
- Se for trabalhar no seu jogo codificando, prepare componentes e classes fáceis de usar.
- Não leve muita comida. Prefira pedir pizzas. Além de ser difícil de carregar. você acaba se esquecendo de comer as vezes (acredite é possível), e corre o risco de sobrar. Já pizza não, você pede, come, e pronto.
- Separe 8 horas para durmir durante todo o evento. Durma 4 horas na sexta e 4 horas no sábado. Isso cansa menos do que durmir um dia 8 horas e no outro não dormir.
- Reserve as primeiras 3 horas do evento para fazer as obrigações do evento, e para entender e planejar BEM a idéia, antes de sair fazendo porque quando você sentar para codificar, você irá ter uma produtividade maior.

Essa foi a primeira vez que participamos. E espero poder participar novamente ano que vem!

Ano que vem não terá nada importante no caminho, como teve dessa vez. Infelizmente não deu certo porque coincidiu com o tempo em que estavamos procurando/arrumando o apartamento... então que venha 2012 e a nova game jams e espero que o fim do mundo seja em novembro... xD

PS: ACABO DE VER QUE O NOSSO JOGO NA GLOBAL GAME JAMS ESTÁ NA TERCEIRA PÁGINA!!!!!!!!!!! WOOOOHOOOOOOOOOOOO

SEGUE O LINK PRA NÃO FALAR QUE TO MENTINDO! AGORA SÃO 20:00 DO DIA 31/01/2011

http://globalgamejam.org/games/2011?page=1&js=1&view_name=Games2011&view_display_id=page_1&view_path=games%2F2011&view_base_path=games%2F2011&view_dom_id=1&pager_element=0&view_args=

MUITO OBRIGADO A TODOS! DE CORAÇÃO! \O/

quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

Mudança, Economias, Comics e Programação.

Essa semana não tive como atualizar o blog por causa da mudança para A NOSSA NOVA TOCA!!!!111UMCENTOEONZE (minha, do Koga e de Flam).

Pois bem, updates.

NOSSA NOVA TOCA É UM PALÁCIO!!!!!! E tem muitas coisas legais alí naquele bairro. Mercadodrama na rua de baixo, farmácia, em fim, tudo o que se precisa ter numa vizinhança.

Falando em vizinhança, os vizinhos todos me pareceram pessoas bastante agradáveis! Acredito que não teremos problemas com vizinhos. Talvez os vizinhos do meu quarto, tenham um pouco né... Eu não consigo não falar alto as vezes... Preciso perder essa mania. A acústica do quarto já está me ajudando a diminuir o volume da minha voz.

Falando nisso, MEU QUARTO TEM INFINITOS ARMÁRIOS!!! Finalmente um lugar onde cabem as minhas roupas, e mais os meus "artefatos nerds").

Ontem antes de ir durmir me deparei com um pequeno monstrinho. Definitivamente não era uma barata. Era sei lá, um pokemon lendário talvez?. Era muito grande para ser uma barata D:. Como eu lembro de ter visto uma lagartixa também, deixe que os bichinhos "se acertem" então...

Ao comprar o meu colchão, acabei ficando no VERMELHO. Agora eu sei como é o sentimento de não ter NADA na conta bancária. A minha sorte é que o dia do pagamento está chegando... aí vai "aliviar a barra" um bocado... Foi desesperador quando vi o saldo negativo... Realmente desesperador...

Temos um escritório, que já foi um dia um quarto de empregada., onde acredito que passaremos boa parte da nossa noite programando ou jogando(quando der tempo). Ele fica do lado da cozinha.

Estamos adotando a política do "usou lavou" e também os costumes japoneses de deixar os calçados na entrada de casa. Essa decisão ajuda e faz MUITA diferença no que diz respeito à manter a toca limpinha.

Quanto à limpeza, ainda acho que o dia mais legal da semana ainda vai ser no domingo, justamente porque fizemos dele o DOMINGO DA LIMPEZA. Iremos limpar o apartamento inteiro mom's style. Mas não será neste domingo... porque estarei com eles também na GAMEJAMS (wish uz teh luckz)!

Faz algum tempo que estou fazendo TestCases para a lib Alegria2D (aqui: http://code.google.com/p/alegria/) que está sendo feita por @Vinigodoy e +2 outros super-programadores. Hoje finalmente tive tempo de continuar com os TestCases. Não vejo a hora de poder testar a Alegria :D.

Como estou sem atividades de projeto, aproveito para adiantar alguma coisa dos TestCases, e também, para blogar :D. As atividades normais voltarão semana que vem...

Esses dias aqui no meu trabalho, ganhei uma COMIC DO BATMAN de 1990!!!! (Número 2) chamada Digital World. É uma comic que você bate o olho e lembra daquele filme TRON. O pessoal que escreveu essa comic, realmente não tinha muita noção do que era a informática. Mas na real, nem o pessoal que escreveu a história do tron sabia muito também. A diferença é que o pessoal do tron conseguiu fazer algo legal com esse universo "Cyber-punk". Mas o pessoal da Digital World não. A coisa acabou ficando muito engraçada. O que me redimiu foi o final da comic. Tem uma frase de efeito que reflete a nossa realidade hoje! Algo parecido com: "Temos que tentar ser menos máquina, e tentar ser mais humanos". Realmente muito legal. Vou guardar com carinho essa relíquia. A história mesmo, no final é um lixo, mas po, fala aí! não é todo dia que você ganha uma comic book numero 2 de 1990 não é?

Em fim, casa nova, vida nova. Tá tudo muito divertido até agora. A parte ruim é ter que enfrentar a lata de sardinha que é o ônibus biarticulado, que eu costumo chamar de biart, porque biarticulado é uma palavra CHATA de falar, e de escrever. Portanto, biart.

Tenho dois outros posts pra colocar aqui ainda. Desculpem-me a demora pra atualizar, fiquei um tempo sem internet depois que me mudei.

Agradeço a compreensão de todos, e tenham um bom dia (ou não).

terça-feira, 18 de janeiro de 2011

Thanks mom and dad.

O corpo humano pode ser representado de inúmeras maneiras. Uma delas que me chama muito a atenção é a esfinge. Porque ela pode ser a representação da pisiquê humana, em suas 3 formas básicas: Raciocínio lógico (águia), Empatia (Leão), e instinto (Boi).

A cada dia que passa, procuro me concentrar e me esforçar para melhorar em cada um destes aspectos. Mas tenho minhas referências psicológicas.

Ao passar dos anos, pude observar a pisiquê dos meus pais. E percebi uma coisa muito interessante: eles se completam, apesar de não terem nada em comum. E o mais curioso, eles são cheios de defeitos. Afinal quem não é?

Porque digo isso? Vamos ver, o meu pai, primeiro:

- Ele é uma pessoa que tem MUITO conhecimento sobre DIVERSOS assuntos. Posso conversar com ele sobre qualquer coisa sem me sentir socialmente desconfortável. Ele soube colocar as peças certas, no momento certo da minha formaçao pessoal. Não errou nenhuma vez ao fazer isso. Falou sobre os assuntos importantes da vida, no EXATO momento em que eles começaram a se tornar relevantes. Se minha memória não estiver enganada (porque afinal foi a o que? 14 anos atraz talvez?), lembro-me do dia em que tentei perder o medo de dormir no escuro. Ele dizia: "Não tem nada aí". Eu respondia "Mas to com medo D:", ele disse: "vou TE PROVAR que não tem nada aí", então ele apaga a luz e fecha a porta. Nunca me esqueço do quão FORTE foi o medo que eu senti, não lembro nem se fiquei desesperado, se gritei ou não. Mas foi uma das situações que senti mais medo na minha vida. Fiquei de olhos fechados durante um bom tempo. Tinha medo de abrir e ver algo assustador. Conforme fui me acalmando, fui abrindo os olhos... e aí FINALMENTE me dei conta de que não havia o que temer... e durmi tranqüilo. Foi a primeira grande lição de vida que aprendi com meu pai: "OLHE O MEDO NOS OLHOS E TOME O CONTROLE DA SUA VIDA!". Sem falar nas inúmeras outras experiências. Mas uma outra que vou apenas citar, o que eu aprendi sobre racismo. Essa foi uma lição que aprendi pela dor.

- Ele é um nerd da espécie bookworm 8|. Posso e gosto de conversar com ele sobre livros, um dos poucos assuntos em comum de nossas gerações.

- Ele tem uma maneira fria e calculista de resolver problemas complicados. Uma habilidade que eu não consigo melhorar tão fácilmente. Vou explicar porque mais a frente no post.

- Meu pai tem um coração de franciscano. Sou muito feliz por saber claramente a origem dessa minha personalidade altruista. Ele é uma pessoa que não se prende a bens materiais, ele realmente sabe o que significa "Amar ao próximo como a si mesmo". Fico admirado com o nível de altruísmo que meu pai possuí. Nunca vi nenhuma pessoa que fosse mais altruísta que ele. "Tiques" de egoísmo todos temos um dia ou outro, principalmente quando estamos ficando nervosos. Isso não abala a minha admiração por ele.

Agora minha mãe (duvído que ela acredite caso leia... mas lá vai):

- Fico impressionado, com a harmonía e a sintonía que ela tem com seus INSTINTOS. Tem vezes que eu fico perplexo, e muitas vezes incrédulo com as coisas que ela vê só de "passar o olho" por cima das pessoas/situações. Sempre que ela falava "Tem algo estranho aqui", ninguém nunca acreditava. Mas sempre tinha, e no momento seguinte. Bazinga. Tava lá.

- Ela também é uma pessoa com MUITA energia. Você não faz idéia de como essa energia me ajuda na vida. Ela me faz querer resolver as coisas logo. Energia para trabalhar com MUITO empenho 95% do tempo por exemplo. É exatamente por isso que não consigo me concentrar às vezes, quando preciso ficar submerso numa situação para resolver um problema. Só quando coloco meus fones de ouvido e escuto uma música. Já que a energia é tanta que não consigo focar em apenas um lugar, dissipo para dois e isso já basta.

- Moms também é uma pessoa que consegue adaptar o que pensa, e sente, para não passar impressões erradas. Isso ajuda MUITO as vezes. Principalmente na "fase de conquista" de novas amizades.

A genética fez o resto. Misturou essas características deles, e às colocou em mim, com intensidades diferentes. E o resultado, foi uma personalidade totalmente adaptável a qualquer tipo de situação. Isso me trouxe MUITAS COISAS BOAS até agora. Principalmente onde moro atualmente.

Talvez a maior lição que os dois me ensinaram até hoje tenha sido a seguinte: "Seja você mesmo, um dia você encontra o seu lugar". Nunca acreditei nisso... só fui acreditar quando vim morar em Curitiba, onde pude colocar a prova todas as lições que havia aprendido com eles. O resultado, foi descobrir uma turma de amigos sem igual =).

Hoje sou uma pessoa extremamente satisfeita comigo mesmo. Hoje eu consigo me aceitar como pessoa. Essa pessoa que me tornei graças ao bom trabalho que meus pais fizeram comigo durante todos os anos da minha vida em que moramos junto.

Por todos esses presentes genéticos, valores, e lições de vida: Muito obrigado, Pai e Mãe. Nota 9.5 pra vocês... Se eu der 10 vocês ficam confiantes D+.

Kiddin...

segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

Presentes

Ontem participei de um amigo secreto com amigos muito importantes pra mim e... sinto que desta vez vou ganhar algo que vou gostar: Um desenho =D.

Aí parei pra pensar sobre esse assunto, e sobre quantas e quantas vezes ganhei algo, ou que não gostei, ou que não me tinha utilidade nenhuma.

E cheguei a seguinte conclusão: As pessoas não sabem dar presentes.

Não sabem geralmente porque não conhecem a pessoa que estão querendo presentear. Aí ou compram algo genérico como roupas, muitas vezes TOTALMENTE diferentes do seu estilo (o que é mais fácil de aceitar), ou algo totalmente inútil.

Isso acontecia com mais frequência quando eu era criança. Isso de ganhar presentes ingostáveis(se me permite o neologismo) ou inúteis.

Cada brinquedo um mais tosco que o outro... E, sem falar que eu difícilmente ganhava o que eu queria.

Isso me lembra um episódio que eu dizia incansávelmente pros meus pais: "Quero um Snes x 99³³³", e lembro que isso me fez ganhar um Playstation 1! (trollface dos meus pais). Na época eu não sabia nem que video game era esse, só sabia que super nintendo era a "sensação do momento", e que todos os meus amigos tinham ou o snes, nes, ou megadrive. E claro, desconhecia totalmente o potencial do ps1.

Olha isso! consegui por acaso citar um presente que a princípio eu não gostei, mas que depois fui gostando cada vez mais inclusive depois de jogar Castlevania SOTN.

A propósito THANKS MOM AND DAD! esse foi o melhor presente que vocês já me deram =)

Continuando...

Quando você dá um presente que não tem nada a ver para alguma pessoa, você só consegue uma coisa: Provar que não conhece nem um pouco a pessoa que você está presenteando. As pessoas sequer pensam se o presente que elas vão dar, vai de fato agradar, ou tem algo que se identifica com a pessoa de alguma forma. Elas só se querem ver livres da responsabilidade de ter que comprar um presente. Pelo menos é isso que parece. Eu falo isso porque eu já vi isso acontecendo em vários círculos de amizades e também na minha própria família.

Tá aí um pessoal que devia acertar mas dificilmente acerta ao dar presente: Família...

Família só da presente descente ou útil quando mesmo você se casa, eu acho... pelo menos é o que mais vejo.

Isso é tão frustrante! Você passa sei lá 20 anos da sua vida com aquelas pessoas, e ainda assim, elas ainda tem dificuldade de te dar um presente... WHY GOD? WHY?!

Outros motivo para as pessoas não quererem dar um presente descente incluem: mão de vaquisse, egoismo, falta de paciência para achar algo descente etc.

As pessoas só gastam bastante para dar presente pra alguem se receberem um presente valioso da mesma, ou de novo, quando elas se casam.

Isso, porque afinal de contas, você tem que pagar um valor alto para se casar na igreja, preparar festa e tal.

E olha só! VOCÊ JÁ GASTOU MUITO MAIS DO QUE ELES só nessa brincadeira!

Egoismo? imagina...

Isso sim é uma "Puta falta de sacanagem!"

Porque se você gosta de alguma pessoa, ao ponto de querer dar algum presente pra ela, você precisa saber se aquilo vai agradar a pessoa, ou se ela vai usar, ou se ela no mínimo PRECISA, daquilo. Porque se você me der algo que eu não preciso, existem grandes chances de eu querer jogar fora um dia, ou deixar de lado em algum cantinho escuro =)

Portanto pense, ou pelo menos conheça as pessoas antes de querer dar presentes para elas.

Ainda vou dar uma colher de chá pra quem ainda não me conhece, segue a minha wishlist, caso algum de vocês (meus dois leitores) quiserem me dar um presente um dia:

Presentes baratos e aceitáveis (até R$ 30 ou R$ 40):

- Pendrives. Sempre preciso deles.
- Qualquer arte feita por você mesmo: Música, desenho, animação, etc. Coloquei isso aqui, mas não deveria, porque se eu gostar de algo que você fez, isso pra mim não tem preço :D ).
- Canecas de café.
- Bolinhas de plástico, daquelas que agente fica apertando para aliviar o stress.
- Qualquer acessório de escritório: Porta notas, caneta, lapiseira, papéizinhos de reminder que grudam, cadernos (pontos extras se forem relacionados a algum desenho/filme/tema que gosto).
- Miniaturas de deuses egípcios, gregos, nórdicos etc. (sério, você consegue achar por R$19,00 por aí)
- Miniaturas relacionadas à filmes/séries/desenhos/ que gosto. Planeta de agostini tem por menos de R$ 30 acredito eu.
- Lego (sim, eu gosto de lego até hoje, não vem me dizer que isso é coisa de criança, porque não é. Crianças podem morrer brincando de lego, acredite).
- Pingentes/acessórios/bótons associados aos temas que gosto
- Comida. Só não me dê peixe... não gosto de peixe =C.
- Pendrives. Sempre preciso deles.

Presentes mais carinhos um pouquinho (até R$ 50 ou R$ 60 ):

- Livros, e... pelo amor de Deus... Escolha bem o tema do livro, porque se me der Crepúsculo, ou a bibliografia do Justin Bieber, só vou usar seu presente no inverno, para aumentar o tamanho da minha fogueira. Para você ter uma idéia, eu gosto MUITO de ficção. Se quiser me dar livros de programação, que seja de jogos porque são difíceis de achar. Boa sorte e FikDik.
- Jogos do steam. Esse dá um pouquinho de trabalho... porque tem que fazer conta, e isso e aquilo... mas se você tiver paciência segue o link: http://store.steampowered.com/
- Qualquer acessório/camiseta do think geek.
- Pendrives. Sempre preciso deles.
- Enfeites de escritório. Tipo aquele das 4 bolinhas que ficam quicando e balançando pra cá e pra lá... isso aqui: http://www1.istockphoto.com/file_thumbview_approve/1700510/2/istockphoto_1700510_newton_s_cradle.jpg

Presentes que eu vou aceitar na hora (acima de R$ 100)

- Pendrives. Sempre preciso deles.
- Mochilas
- Malas
- Espadas Japonesas/Chinesas ou não, daquelas que não tem corte, e servem como enfeite.
- Roupas e acessórios steampunk.
- Facas e/ou adagas. Gosto muito delas.
- Qualquer coisa relacionada a Star Wars ou Battlestar Galactica.

Segue a lista que SEI QUE DIFICILMENTE vou ganhar de alguem (acima de R$500)

- Qualquer produto da RAZER.
- XBox 360, PS3, PSP2, 3DS, SNES, NES, ATARI, em fim, VIDEOGAMES de verdade. Polystation e genéricos afins estão automátiamente descartados. Vou passar adiante como presente se precisar.
- Um laser daqueles poderosões. Laser pointers. Sempre quis um daqueles.
- Placa 3D descente. (google it)
- Computador, ou laptop descente. (google it)
- Carro. DUVIDO que você me dê isso de presente, vamos ver até onde vai o seu altruismo hahaha...

Pronto né? com uma listinha tão específica quanto essa, você dificilmente vai errar ao me dar um presente. Aqueles relacionados a temas/coisas que gosto, PRIMEIRO você tem que me conhecer melhor pra saber. Ou você pode até descobrir pelo estilo de coisa que eu posto aqui.

Boa sorte, e... surpreenda-me se quiser.

sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

Interwebz 1

Wow! terceiro post em menos de uma semana!!!!! COCOCOCOCOMBO!!!!

Bom, hoje vou falar sobre interwebz.

Na interwebz, acontecem muitas coisas em diversas comunidades: orkut(aka: favela da internet), caralivro(facebook), twitter(EPIC) e uma que frequentava mais ativamente até antes de me mudar para CurryTiba: Newgrounds.

Newgrounds, é uma comunidade, onde só é permitido pessoas que tem MUITO tempo livre para >>Gerar, conteúdo<<, para colocar no Newgrounds.

Só que muitas vezes, as pessoas geram conteúdo meio que por acaso, assim como os diversos vídeos no youtube, que sempre acabam virando memes.

Mas hoje... por acaso, resolvi conferir o que estava acontecendo no newgrounds, e, para a minha surpresa, a animação que ganhou o primeiro lugar se chamava DOT DOT DOT.

Essa animação, foi feita graças a um review, feito num jogo que foi postado uma semana atraz... segue o copi-cola

Erros básicos de inglês. Viewer discretion, is advised...

por AXEMAN13:
"

i reley dont wan to say this, but i have to now.
this game is so esey. i mean, all you do is hit the spacebar. thats it! how is this an RPG anyway? you cant contrail anything but what it says on the screen! what if i didnt want to buy the potion? what apout quests? all you can upgrade is stranth? there is no way you can lose to the boss at the end! this game is crap! its not even an RPG at all! i mean look at it! in what way is this supposed to be an RPG if you can do quests and stuff? all you do is press one butten the entier time! explain to me! the athore coments al totol lies! is it supposed to be stick dudes? i dont even know how this damn game got the daily 3rd prize, or a rating of 4.26!
pepole think this review is worthles.
go ahead! say it! i dont care! im just trying to make a point here!
blam this piece of crap!!!!

P.S the only reson im giving this a 1 is beacuase the voices where pretty good. but thats it!

"

Graças a esse review, um outro usuário teve uma ÓTIMA idéia: Transformar esse review em uma animação. And so, "Dot Dot Dot" was BORN (to be wild).

Vamos colocar em passos para ficar mais fácil:

1- Jogue este jogo, até o final (se conseguir) http://www.newgrounds.com/portal/view/495903

2- veja este vídeo:
http://www.newgrounds.com/portal/view/558516

3- Divirta-se.

É isso.

Próximo post sobre jogos, será um post falando SOMENTE de UM PERSONAGEM...

Pretendo fazer dele um post épico (como se qualquer coisa que eu colocasse aqui tivesse pelo menos 2 pageviews... anywais... DESISTIR NUNCA RETROCEDER JAMAIS \O/)

PS: EU JOGUEI ATÉ O FINAL. Esse cara é simplesmente épico, ele fez um nome pra si mesmo na internet com algo EXTREMAMENTE SIMPLES.

PS2: eu geralmente não escrevo pras pessoas na internet, e também não costumo editar um post depois de posta-lo. mas TIVE que escrever um review pro cara. NÃO ME AGUENTEI:

Sou (\FoxT/):

"

I mean SERIOUSLY.

Your game, sux (YAY, EVERYBODY IS SAYING THAT).

But know what?

WHATEVER!

You made a name for yourself!

Yes, i played your game. I liked it because of 2 things:

The idea, was pretty cool, God of war is a RPG, and you have to keep smashing buttons, i got your parody.

But, come ON? WHO WOULD EVER EXPECT YOUR GAME WOULD GET SO MUCH ATTENTION? JUST BECAUSE SOME CRAZY USER WROTE YOU SOME CRAP!?

THAT'S GOTTA BE EPIC!

I'm writting you this, because it has been a while since i LOL'D so hard about some buzz going on on the interenet. Thank you, for making my day end in tears of laughter.

And yes, your game is not so bad at all, it's really cool, believe me.

"

Vamos ver o que vai acontecer.

AGORA CHEGA, não vou mais editar =_=

quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

Borderlands

Mais um post da série destaques de jogos da atualidade.

Tema de hoje: BORDERLANDS!

Apesar do nome, o jogo não tem nada a ver com bordéis (*badum tss*). Borderlands é um FPS como eu sempre sonhei em programar... (Haha... silly me...). É um jogo de FPS que possui alguns elementos de RPG! (Level up, skills, classes, etc.). Imagine um DIABLO2 só que ao invés de ser um RPG comum (Andar, Matar, Pilhar, Evoluir), é um FPS com personagens totalmente badass, e uma história totalmente aceitável para um tema desses.

Nesse momento faz-se necessário explicar o porquê.

A long time ago, in a galaxy far far away (not)...

Existe um planeta chamado PANDORA (Greek mythology anyone?). Esse planeta é tipo uma "Favela do universo", só que, nessa favela, reza a lenda que está escondido o maior tesouro já visto: THE VAULT. Por este motivo, caçadores de recompensa de todo o universo vão para lá se metralhar e se estrepar por causa desse maldito tesouro.

Agora adicione à mistura cachorros alienígenas, lesmas alienígenas, e bandidos que usam máscaras estilosas. Bem vindo a Pandora!

Uma história dessas cai como uma luva para um jogo FPS/RPG, algo genérico, e completamente flexível e maleável.

E ainda tem os personagens e suas classes que são bastante diferentes uns dos outros: Soldier, Siren, Berzerker e Hunter.

Cada personagem desses tem uma habilidade especial, e 3 skill trees diferentes. Ou seja 12 possibilidades, e/ou talvez mais.

Isso foi uma das poucas coisas que me desagradou um pouco nesse jogo: As skills dos personagens, maioria delas são para aumentar dano, aumentar velocidade, reload speed, etc. Quando vi que não tinha gostado, comecei a pensar que tipo de coisa poderia entrar no lugar dessa idéia.

Aí que tá, não consegui pensar em mais nada, então acabei aceitando numa boa uma idéia deassas.

Moving on.

Outra coisa que gostei muito também, é a reação dos personagens, e o steering behavior deles.

Se você encontrar um "acampamento de bandits" e olhar de longe com o scope da sniper, você vai ver eles patrulhando, andando, etc. E quando você dá um tiro e um combate

A reação dos personagens também ficou muito interessante. Por exemplo, quando você acerta um tiro na cabeça, o personagem fala alguma coisa, tipo: "BOOM" ou "DID THAT HURT? hehehe..." ou quando você mata por exemplo com o especial do hunter, ele diz: "GIVE 'EM HELL BLOODWING". Emfim, Difícilmente vejo a reação dos personagens nos jogos que tenho jogado ultimamente. Isso sempre me lembra bastante daqueles voice commands do CS e do Diablo2 que o jogador até poderia usar se quisesse... difícilmente via alguem usando. Deve até ter sido por isso que os jogos recentes resolveram fazer daquilo algo que o próprio jogo se preocupa em fazer...

A arte do jogo de maneira geral me agradou bastante! As cutscenes são ÓTIMAS, os gráficos são bons o suficiente e os sons e música são agradáveis e bastante poderosos, aquele estilo de efeito sonoro digno de filme de hollywood.

Os chefes também ficaram bastante interessantes! Como não joguei muito ainda, dos dois chefes que derrotei um deles era um bandit "maiorzinho" com uma shotgun, e o outro era um carro "with lazors".

Tá aí outra coisa que achei muito legal! Veículos!

Até agora onde joguei só tem um carro onde a arma opcional é uma bazooka, ou uma metralhadora. Estranhei um pouco o jeito de controlar o veículo... mas me acostumei rápido...

Emfim, recomendo que joguem este também!

quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

Ano novo, e Spore

PRIMEEEEEIRO post de 2011!!! As vezes nem parece 2011, parece 2010 ainda =|...

Comecei o ano bem! Muita coisa dando certo, jogando, estudando, conversando, etc...

Já devo ter dito isso antes, mas não me importo, vou dizer mais uma vez:

Hoje em dia difícilmente um jogo me deixa imerso por bastante tempo, e mais uma vez, me deparo com um jogo que me chamou muita atenção:

SPORE.

Spore, é um jogo onde você começa como uma MOLÉCULA, e termina numa espaço-nave como explorador da galáxia Star Trek Style, passando pelo estágio de criatura, tribo, e de civilização.

Mas a melhor parte! é que o gameplay muda conforme você vai jogando. No estágio de molécula, você vai comendo ou "carninha" ou "musgo", e dependendo do que você comeu e quanto, isso se reflete no estágio seguinte. Se você comer mais musgo que carninha, você vira um herbívoro (Duh... ), se comer carne, carnívoro (no shit sherlock!), e se você equilibrar o que você come, você vira onívoro.

E isso meio que se repete em cada novo estágio, só que com nomes diferentes. No estágio de criatura por exemplo, as possibilidades são: Adaptável, Predador, ou Sociável.

É bastante engraçado essa história de ser sociável no estágio de criatura, porque para fazer as criaturas ficarem amigas da sua espécie, você tem que cantar, dançar, fazer pose, ou encantar.

Agora imagine você uma criatura que parece uma batata cheia de anormalidades, que anda torto-desengonçado, fazendo todas essas coisas...

Sim, eu criei um pequeno monstrinho batatóide consequentemente fazendo meus amigos que estavam assistindo se contorcer de tanto rir.

No estágio seguinte, o que me chamou atenção foi a mudança DRÁSTICA no gameplay. O jogo vira um RTS! age of empires style!. E mais uma vez você tem 3 escolhas: Amigável, Hábil, e Agressivo.

Agora para ser amigável, os batatóides tocam instrumentos: Digeridoo, Trombeta, e Maracas.

Foi o estágio que mais gostei! porque uma coisa engraçada acontece quando você fica aliado de uma outra tribo: Elas trazem presentes, mas o fazem cantando e dançando...

Imagine você, no sossego do seu sofá, quando de repente você ouve uma musica toda feliz à distância. Aí você vai até a sua janela e vê seus amigos cantando e dançando em direção a sua casa, trazendo um grande cesto de comida ao som de uma musica extremamente feliz!

Claro! uma coisa que acontece práticamente todo dia na sua vida, certo?

No estágio seguinte, o de civilização, se você ficou no caminho hábil você será Economico, com as outras duas opções sendo Religioso(a boa) Guerrilheiro (não sei se é exatamente isso mas... anyway).

Nesse estágio, ainda é RTS, mas com algumas novas possibilidades: Você pode comprar as cidades (USA feelings), destrui-las ou ficar aliado das outras civilizações. E o objetivo é: Dominar o mundo.

Uma vez que você domina o mundo, você entra no estágio galático. Se você foi pelo caminho do meio, você entrará no estágio galático como comerciante. Aliás, cada caminho que você faz reflete de alguma maneira nos estágios seguintes.

De qualquer forma, o estágio galático lembra muito um jogo antigo do Star Trek onde você tinha que explorar a galática e fazer quase as mesmas coisas que você faz nesse estágio no Spore: Fazer missões para outras raças alienígenas, restaurar planetas, pesquisar novas espécies de plantas e animais, combater raças hostís, criar rotas de comércio, em fim, uma grande variedade de possibilidades.

É um jogo bastante interessante. Nunca tinha tido essa experiência de mudança repentina de gameplay, com nenhum outro jogo.
Quando joguei pela primeira vez fiquei umas 6 horas direto jogando! sem ver! me divertindo e divertindo muito também aqueles que estavam ao meu redor.

Conheço vários outros jogos onde existe a experiência de sair da idade da pedra e ir até a era da tecnologia. Mas esse me chamou muito a atenção, por vários motivos, mas os mais marcantes foram: o alívio cômico que está sempre presente, e a possibilidade de criar O QUE VOCÊ QUISER no estágio de criatura! O que você quiser MESMO.

Afinal, porque você acha que eu consegui criar um batatóide?!

A personalização nesse jogo é um fator muito forte!. Você pode personalizar sua criatura desde a grossura dos ossos até a forma do corpo!!! É um jogo muito bom. Se você ainda não jogou. Jogue. Com certeza você terá ótimas horas de diversão.

Meu próximo post será sobre um jogo também. Aguardem! (ou aguarde né, vai que eu só tenho um leitor...)